3 Plataformas de aprendizado Online para Desenvolvedores

A revolução digital mudou a maneira como interagimos com o mundo, mudou a maneira como nos comunicamos, e tem modificado também a maneira como aprendemos. Especialmente para desenvolvedores, a interação online com plataformas agiliza a visualização e construção do conhecimento. Para desenvolvedores, é importante se adequar e saber como construir novos conhecimentos de maneira mais ágil e interativa.

Se você não sabe por onde começar, aqui estão algumas sugestões separadas por área.

CodeCademy

Clique aqui para visitar o site

A plataforma CodeCademy é uma plataforma de aprendizado online para linguagens voltadas para Web, linguagens, ferramentas, APIs e Data Analytics.

Essa plataforma permite fazer cursos bastante interativos e didáticos. É especialmente recomendada para iniciantes, tendo em vista que os conteúdos são sempre abordados desde a aplicação mais básica de cada um dos conhecimentos até a aplicações um pouco mais desenvolvidas. É uma excelente ferramenta para construir a base do conhecimento nas áreas que são oferecidas. Infelizmente, para obter os certificados dos cursos deve-se ser membro PRO do site, o que não é gratuito.

Alison Courses

Clique aqui para visitar o site

A plataforma multiaprendizado Alison oferece cursos em diversas áreas. Desde fotografia até desenvolvimento de aplicativos Android, é possível encontrar cursos oferecidos inclusive por instituições renomadas como Harvard.

Na plataforma Alison, é possível encontrar cursos na maioria das áreas em que se deseja desenvolver. O conteúdo é ministrado na forma de vídeo-aulas, divididas em módulos. Normalmente, ao final de cada módulo responde-se um teste que garante a aprovação no curso. A maioria das entidades que oferecem os cursos tem ainda materiais em PDF que podem auxiliar nos estudos. Seu certificado pode ser imediatamente associado ao LinkedIn, mas para obter o arquivo em PDF dele deve-se pagar uma taxa.

DataCamp

Clique aqui para visitar o site

Se você busca um aprendizado voltado para DataScience, esse é seu lugar. Essa plataforma oferece um aprendizado voltado para essa área, nas linguagens open-source mais utilizadas para isso, que são o Python e a linguagem R.

Nesse site, o conhecimento é ministrado através de atividades interativas, onde o objetivo é conseguir realizar todos os passos lendo as explicações. Os cursos são bem didáticos e interativos, e separados por grau de dificuldade, sendo cursos iniciantes, intermediários e avançados. Além de permitir-se anexar o certificado diretamente ao LinkedIn, ainda é possível ter acesso gratuitamente aos PDF’s de alguns certificados.

Esses 3 sites apresentam ferramentas úteis para quem deseja desenvolver e ampliar seus conhecimentos, portanto são ótimas ferramentas para desenvolvedores iniciantes, intermediários e mesmo avançados, para aumentar sua qualificação e possivelmente obter novas certificações.

Mateus Coelho

Mateus Coelho

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais, ex-estagiário do Fraunhofer Institut para Óptica e Engenharia de Precisão em Jena, Alemanha. Desenvolvedor, Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

https://www.linkedin.com/in/mateuscoelhos
Mateus Coelho